quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Recuperação

Pro pessoal que ficou de recuperação aqui vão alguns textos de grande serventia para prova.


Dividir a História em: Idade Antiga, Média, Moderna e Contemporânea foi a forma encontrada por historiadores europeus no século XIX para facilitar o estudo da História. Essa visão levava em consideração o fato de que para se estudar a História de uma civilização era necessário que seus habitantes dominassem a escrita.
                Dessa forma, todo o progresso humano anterior à escrita não seria levado em consideração, e passou a ser chamado de Pré-História. Afinal, Pré-História pode ser considerada História? Sim, pois o fruto de objeto da História é a ação humana ao longo do tempo, não sendo necessário o uso da escrita. Pinturas rupestres e construções são heranças históricas e fazem parte da chamada Cultura Material.
Sabendo disso é possível concluir que os historiadores europeus estavam equivocados quando destacavam a necessidade da escrita para que pudesse ser estudada a História.
                                               __________________              

O Egito Antigo foi uma das civilizações que dominaram o chamado Oriente Próximo. A civilização egípcia é uma das mais importantes da Antiguidade. A relação dos homens com a natureza, principalmente o controle das águas do Rio Nilo garantiram o desenvolvimento da sociedade. Sendo assim, os egípcios realizavam uma intensa atividade agricultora.
No Campo político e religioso a sociedade egípcia era caracterizada por uma divisão social muito rigorosa. No ponto mais alto desta sociedade estava a figura do Faraó. Ele era considerado uma divindade dentro da sociedade e era tratado como se fosse um Rei e um Deus. Os egípcios praticavam uma religião politeísta, ou seja, possuíam vários deuses. Os deuses egípcios possuíam feições humanas e feições animais.
                                               ____________________

“A Grécia é o berço da democracia”. É comum nos depararmos com essa frase ainda nos dias de hoje. Isto se dá porque foi na Grécia Antiga que nasceu este sistema democrático, na qual as decisões políticas eram tomadas pela coletividade. Hoje em dia a Democracia alcança a maior parte da população, isso não acontecia na Grécia Antiga.  Naquela época apenas 10% da população decidia sobre os assuntos de interesse de toda a população. Não era permitido às mulheres tomar partido de tais decisões. Embora os gregos tenham inventado a democracia, eles também se utilizavam do trabalho escravo para suas atividades diárias. Ou seja,  é possível afirmar que a sociedade grega na antiguidade era democrática e escravista.
                                               _____________________

Uma das principais civilizações da Antiguidade Ocidental foi a Romana. A sociedade romana viveu diferentes fases, por isso é possível dividi-la em três momentos: Monarquia, República e Império.
Foi durante o Império que Roma conheceu seu momento de maior extensão territorial. As conquistas romanas se deram no âmbito de um grande desenvolvimento militar. Com o seu poderio militar, Roma conseguia dominar outras regiões e assim fazia o império crescer cada vez mais. O crescimento foi tanto que em dado momento dificultou ao governo fazer com que suas decisões fossem tomadas ao longo de todo o território.
Outro fator que recebe destaque em relação à civilização romana foi a chamada “Política do Pão e Circo”. Esta política garantia alimentos e diversão para os habitantes de Roma. Assim a população não se voltaria contra o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário