Para se estudar a História Romana devemos levar em conta uma série de fontes, que não se limitam única e exclusivamente às fontes escritas. Deve-se prestar uma atenção muito especial aos artigos de cultura material, como armas, artefatos, moedas, construções, pois são capazes de revelar muito da História Romana. (moedas) Neste link estão exibidas algumas moedas que acredita-se serem utilizadas para pagarem as prostitutas que viviam na cidade.(CUIDADO CENAS EXPLÍCITAS - você NÃO é obrigado(a) a abir) Este é um traço que demonstra que a História não é feita apenas pelos "grandes líderes" e pelos grandes acontecimentos.
Roma Antiga é dividida em três fases: Monarquia, República e Império.
Antes de ser fundada a cidade de Roma, o local recebia influências de povos distintos – Latinos, Estruscos, Italiotas, Tetruscos –
Esses diferentes povos se organizaram e viveram sob um governo monárquico.
O Mito da Loba faz parte da História da fundação da cidade
, o histórico funde-se com o lendário no que diz respeito à fundação de Roma.
Segue um esquema da organização política e social da Monarquia Romana
(alcantarillado = rede de esgotos / ganadería = pecuária)
Percebe-se que o Rei era auxiliado pelo Senado que por sua vez era controlado pelos Patrícios.
Com o passar do tempo os Patrícios conseguiram unir sua forças e derrubarem o rei, instalando assim a República Romana. Conforme o Esquema abaixo.
Os Patrícios eram caracterizados por serem proprietários de terras, ricos que possuíam privilégios políticos e religiosos. Já os Plebeus eram homens livres que não possuíam direitos políticos, ou seja, estavam excluídos das tomadas de decisões.
Essa "Lucha por la igualdad" que aparece no esquema, remete-se ao fato da luta dos Plebeus por participarem da Política Romana, após esta "lucha" eles conseguiram instituir o Tribuno da Plebe, que contava com representantes dos Plebeus na decisões políticas. Outras medidas que contribuíram para a melhoria da condição dos Plebeus foi a permissão do casamento entre Patrícios e Plebeus e o acesso que estes passaram a ter sobre alguma terras públicas. A escrita de todas as leis romanas em Doze Tábuas e a fixação das mesmas no Senado fez com que diminuísse a manipulação das leis pelos magistrados.
Mesmo com todas essa modificações não foi possível acabar com a crise que assolava a República Romana.
Entre os séculos V a.C. e III a.C. Roma passou a dominar toda a Península Itálica. Um dos principais momentos dessa conquista foram as Guerras Púnicas, travadas entre Roma e Cartago.
Continua...
(continua... foi o melhor kk) Bem interessante professor, ajudou a entender melhor o assunto já abordado em sala de aula ;)
ResponderExcluir